01. Orelha Externa: capta ondas sonoras e as direciona para dentro do canal auditivo que, pela sua forma afunilada, amplifica e canaliza as ondas sonoras para a membrana timpânica.
02. Orelha Média: é uma câmara cheia de ar conectada às cavidades do nariz e da garganta por meio da tuba auditiva. Tem o objetivo de equalizar a pressão do ar dentro da orelha. A tuba auditiva geralmente está fechada e ao engolir ou bocejar, abre-se naturalmente. Nesta cavidade encontram-se os menores ossos do corpo: martelo, bigorna e estribo. Ao atingir a membrana timpânica, as ondas sonoras fazem com que ela vibre, transmitindo o som para os ossículos. Esses ossos minúsculos articulados transmitem as ondas sonoras para a orelha interna.
03. Orelha Interna: é composta pela cóclea (órgão sensorial da audição) e pelo labirinto (responsável pelo equilíbrio). A cóclea é revestida por cerca de 30.000 células ciliadas, as quais convertem as vibrações sonoras em impulsos nervosos. Estes são conduzidos pelo nervo auditivo ao cérebro, onde serão reconhecidos e interpretados.
Por que a audição é lesada?
O sistema auditivo pode ser afetado por alguns fatores, como exemplo: excesso de exposição a ruído, uso inadequado de medicamentos e drogas, algumas doenças (rubéola, caxumba) e até traumas. A perda auditiva pode também ser hereditária ou pode acontecer durante e logo após o parto, além de ser comum no processo de envelhecimento natural.
Há quatro tipos de perdas auditivas:
• Neurossensorial: mais frequente, refere-se à lesão nas células ciliadas. É parte natural do envelhecimento, mas também pode ser causada por outros fatores como exposição a ruído.
• Condutiva: envolve uma obstrução da orelha externa ou média que impede a chegada das ondas sonoras à orelha interna (ex: acúmulo de cera, perfuração do tímpano).
• Mista: combinação de comprometimentos neurossensoriais e condutivos.
• Central: não são necessariamente acompanhadas de diminuição da sensitividade auditiva e manifestam-se por diferentes graus de dificuldade na compreensão das informações sonoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário